A proteção veicular é um tipo de corporativismo criado por meio da associação entre pessoas que tem como objetivo assegurar seus veículos a um melhor custo-benefício.
Sim, são legais. De acordo com o art. 53 do Código Civil brasileiro é permitido criar associações entre pessoas para a proteção de interesses mútuos. Então essas organizações estão asseguradas juridicamente e tem aval para promover a administração do fundo arrecadado.
A AAAPV – Agência de Auto-regulamentação das Associações de Proteção veicular e Patrimonial é a entidade do setor associativista que regulamenta e fiscaliza as associações.
Não, a AAVM não deve ser confundida com sociedades empresariais mercantis que vendem apólices de seguro.
AAVM:
Seguradora:
Para fins de ressarcimento, o veículo é avaliado pela tabela FIPE.
A Tabela FIPE é desenvolvida pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), divulgada no Jornal Valor Econômico e no site da Fundação. Esta tabela apura o valor médio de mercado dos veículos e é gerada com base em pesquisas realizadas em todo o País. Assume um valor médio de mercado para cada ano e modelo de veículo, nacional e/ou importado.
Consultar sempre se a entidade é filiada a AAAPV – Agência de Auto-regulamentação das Associações de Proteção Veicular e Patrimonial, hoje menos de 3% são filiadas a essa agência, a AAVM é filiada a AAAPV e segue o código de ética e de conduta aplicado pela agência, dando mais transparência e segurança para todos os nossos associados.
Qualquer pessoa pode se associar e garantir sua proteção veicular, geralmente, as seguradoras não aceitam proprietários de veículos acima de 10 anos, veículos rebaixados ou com chassi remarcado, veículos recuperados, de leilão e motocicletas baixa cilindradas, além disso, pessoas com nome negativados nos órgão de proteção ao crédito e pessoas que acabaram de tirar sua Permissão para dirigir. No entanto a AAVM atende todos esses perfis com uma mensalidade justa e que cabe no bolso de todos.
Certo, a AAVM possui o melhor custo benefício, a burocracia para garantir sua segurança é praticamente nula e sem dor de cabeça. Tudo isso contando com uma equipe treinada e especializada, com serviços de qualidade e devidamente enquadrado na legislação brasileira.